sexta-feira, 23 de março de 2012

Gêneros Literários

Os textos literários são divididos em dois grupos: textos em verso e textos em prosa. Textos em versos são poemas, isto é, aqueles construídos com versos, cada verso corresponde a uma linha do poema. Textos em prosa são construídos em linha reta, ocupando todo o espaço da folha de papel, e organizados geralmente em frases, parágrafos, capítulos, partes.
Outra divisão, que baseia-se na obra Arte poética, de Aristóteles, é a de gêneros literários. De acordo com ela, existe três gêneros literários:épico,dramático e lírico.


  • Gênero épico
 Presença de um narrador, que quase sempre conta uma história que envolve terceiros. Os textos épicos pressupõem a presença de um ouvinte ou de uma plateia.
São geralmente longos e narram histórias de um povo ou uma nação. Envolvem aventuras, guerras e viagens, gestos heroicos e apresentam um tom de exaltação, isto é, de valorização de heróis e seus feitos.
Os poemas épicos intitulam-se epopéias (epos = verso + poieô = faço). As principais epopeias da cultura ocidental são: Ilíada e Odisséia, de Homero; Eneida, de Virgílio; Os Lusíadas, de Luís de Camões; Paraíso perdido, de Mílton; e Orlando Furioso, de Ludovico Ariosto.


  • Gênero dramático
Texto escrito para ser encenado no teatro. Não há um narrador contando a história. Ela "acontece" no palco, ou seja, é representada por atores, que assumem os papéis das personagens. Este tipo de texto geralmente se desenrola a partir de diálogos.

  • Gênero lírico
O eu lírico (a voz que fala no poema, que nem sempre corresponde à do autor) exprime suas emoções, ideias e impressões ante o mundo exterior. Normalmente os pronomes e verbos estão em primeira pessoas e há o predomínio da função emotiva da linguagem. A expressão mais direta e natural do gênero lírico é a poesia.

Fonte: William R. Cereja e Thereza C. Magalhães, Literatura Brasileira, 2°ed. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário